We Should Know That #2



Nós deveríamos saber que as torneiras de Cape Town devem secar no dia 9 de Julho. A cidade enfrenta problemas de seca nos últimos anos o que afetou severamente as reservas locais de água. Com os reservatórios apresentando níveis abaixo de 15%, a recomendação diária para uso é de 50L por pessoa. Só pra se ter uma ideia: usar a descarga uma vez pode gastar cerca de 9L.

 

Deveríamos saber disso porque depois da nevasca no Saara, ninguém está seguro. Enquanto os olhos se voltam para a África do Sul, alguns especialistas alertam para uma possível crise hídrica também no Canadá. Em 2015, duas regiões do país entraram em estado de alerta devido a problemas no tratamento das reservas – basicamente, eles tinham água, mas não estava dentro dos padrões de consumo.

 

Segundo um estudo publicado na ScienceDirect, as secas estão mais propícias a acontecer em áreas hiper-populadas, com intensa exploração agropecuária – o que, nas entrelinhas, inclui as regiões da Ásia Central, Sudeste da América do Sul, Europa Central e o sudeste dos Estados Unidos. Nem mesmo a ensolarada Califórnia conseguiu escapar. Então, se ainda não te ensinaram a fazer xixi durante o banho, essa é a hora de aprender.

 

Para conferir na íntegra, em inglês, clique aqui.

Para se inscrever na newsletter, clique aqui.