Pimenteira III - Tudo o que rolou no SxSW e você precisa saber



Nossa pimenteira está dando “frutos” essa semana. Provavelmente, enquanto você estiver lendo essa newsletter, a gente estará esperando no WhatsApp para saber se o Dudu já nasceu – nosso futuro estagiário está marcado para chegar na sexta (19/05). Afinal de contas, tem uma garrafa fechada de pinga e uma de saquê no nosso bar, só esperando um “motivo” para abrir.

1_ Depois de digerir com calma (e um pouco de Omeprazol, a gente confessa) tudo o que aprendemos no SxSW 2017, fizemos o Download na Malagueta dia 11 de Maio. Além de assistir a um bate-papo entre dois robôs (entendem por que o tema está forte pra gente?), falamos sobre a capacidade de editar genes, biohacking e fake news. Estamos preparando um resumo de nossos insights e vamos postar na nossa página do LinkedIn. Já seguiu a gente por lá?!


2_ Nosso evento teve patrocínio de ChoppBrahmaExpress.com.br e tinha Stella Artois para beber com moderação e não explodir o barril. Como a gente know people who know people, descolamos um desconto TOP para os amigos. Faça seu pedido no ChoppBrahmaExpress.com.br e coloque #AMIGODAMALAGUETA para você ver se a gente não é bacana. De nada.


3_ Para quem ainda não segue a gente no LinkedIn (e vai ficar de fora, portanto, não será avisado de novas postagens), aqui vão 10 coisas que fazemos questão de compartilhar sobre os insights do SxSW2017:

– Os robôs estão, sim, cada vez mais inteligentes e precisamos nos preparar para conviver com eles.
– Edição genética não é mais ficção científica. Está acontecendo agora e precisamos estar atentos às mudanças na legislação e implicações éticas da popularização deste tema.
– Biohacking é tão simples quanto fazer regime para emagrecer ou meditar para acalmar o cérebro, mas tem gente por aí usando implantes sub-cutâneos para brincar de levitar metais e não é pouca gente, não.
– Antes de vermos milhares de carros autônomos nas ruas, veremos ônibus e caminhões e, por incrível que pareça, isso vai impactar muitos mais empregos do que imaginamos.
– O New York Times não está quebrado e nem está quebrando. De fato, de acordo com as palavras do editor executivo, cada vez que o Donald fala mal da publicação, o número de assinantes sobe.
– POD Save the People é um dos melhores Podcasts (em Inglês) para quem se interessa pelo que está acontecendo nos Estados Unidos.
– Fake News é um assunto muito sério e precisamos cobrar das autoridades que regulem isso e de empresas como Google e Facebook que nos ajudem a combater.
– Qualquer um pode ser um hacker. Não a ponto de derrubar servidores de hospitais e empresas como aconteceu semana passada, mas é muito mais fácil do que imaginamos aprender a “roubar identidades online” e as crianças estão sendo usadas para isso. Atenção!
– VR e AR continuam em franca expansão, mas já começam a ser vistos como plataformas de distribuição de conteúdo e relacionamento e menos como grande inovação tecnológica.
– A maior diferença entre os seres humanos e as máquinas inteligentes é que a gente tem instinto e isso ainda não dá pra programar.


4_ Finalmente, para ninguém achar que a gente é só diversão e não tem tanto trabalho assim, iniciamos um projeto super interessante com a Tupperware Brands no começo deste mês e já estamos preparando as cenas do próximo capítulo. Aliás, você sabia que dá para fazer arroz e ovo frito no microondas (só com Tupperware de verdade); que tem uma jarra que veda tão bem que pode ir deitada na geladeira e que eles têm até um treco que faz nhoque? Aqui na Malagueta, virou todo mundo a louca da Tupperware.


5_ A nossa parceira de projetos Adriana Carranca, colunista do Estadão e do Globo, está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa, categoria correspondente internacional. A premiação reconhece o trabalho das mulheres nas redações brasileiras de norte a sul do país. Ano passado, a jornalista ministrou o workshop de escrita não-ficção em parceria com a Chapelaria, nossa escola de criatividade, que voltará em breve com novos cursos, fiquem atentos!